Pequenos-almoços escolares saudáveis: como comê-los em segurança

Há duas razões principais para pensar num pequeno-almoço saudável para a escola. A primeira é oferecer a contribuição nutricional necessária para que possa enfrentar o seu dia-a-dia exigente. A segunda é cuidar da sua educação nutricional a fim de o orientar desde a infância para fazer escolhas saudáveis.

Desculpas como falta de tempo e ideias são facilmente desmontadas, porque colocar uma fruta na mochila demora o mesmo tempo que colocar uma padaria industrial. E, quanto à falta de criatividade, aqui estamos nós para lhe oferecer algumas ideias úteis.

Ideias de pequeno-almoço saudável para os seus filhos levarem à escola

Para organizar pequenos-almoços para levar para a escola é preciso encontrar o equilíbrio certo. A dieta deve ser saudável e equilibrada, mas também variada, para que a criança não se aborreça de comer sempre a mesma coisa. Vejamos algumas ideias:

O fruto inteiro

É a melhor maneira de a comer porque é mais satisfatória e porque permite à criança entrar em contacto com um alimento tão importante. Há centenas de frutas que pode carregar na sua mochila tal como estão, por isso, algumas delas servirão ao seu filho: banana, maçã, uvas, morangos, etc.

Se preferir outros tipos que envolvam o seu processo de descasque e corte, melão, melancia, laranja, manga ou pêssego são grandes escolhas. Opte pela fruta da época e, se quiser, combine-as como saladas de fruta para as tornar mais divertidas e apetitosas.

O sanduíche

É um clássico da recreação e, provavelmente, o que mais ilusão o fará encontrar. No entanto, descarte a carne fria ultra processada que tem pouco valor nutricional, muitos aditivos e são muito palatáveis, pelo que lhe custará a deixar de os consumir.

Que opções saudáveis existem? Presunto, queijo, atum, salmão, tomate, abacate e todas as suas combinações possíveis, mais muitas outras.

Lacticínios e nozes

Um pequeno-almoço muito completo que também irá gostar é aquele que combina iogurte com cereais e com nozes, ou apenas com um destes dois últimos.

Mas mais uma vez insistimos que faça as escolhas certas, não cereais ou iogurtes com elevado teor de açúcar ou nozes fritas, malhadas em mel e outros. Quanto menos tratados forem os ingredientes principais, melhor.

O doce

Também não devem ser abandonados, e muito menos na sua idade, apenas escolhendo o que é saudável. É o caso dos bolos e biscoitos caseiros que contêm pouco ou nenhum açúcar.

Aproveite a doçura da fruta para preparar um pequeno-almoço saudável para as crianças na escola 10, como por exemplo tartes de fruta. Se quiser inovar, no Verão vai adorar encontrar um smoothie há centenas de frutas que pode carregar na sua mochila tal como estão, por isso algumas delas serão bonitas: banana, maçã, uvas, morangos, etc.

Como embrulhar ou guardar o pequeno-almoço por segurança

Para os pequenos-almoços de take-away, é tão importante utilizar a embalagem certa como escolher os produtos certos. Aqui estão algumas sugestões baseadas nas ideias para o pequeno-almoço que oferecemos.

  • Saco de fruta em papel. Para frutas inteiras e com impressão especial para um pequeno-almoço divertido.
  • Taças de plástico com tampas. Para iogurte com cereais e nozes ou outros pequenos-almoços semelhantes, e também para fruta descascada e picada. Pode ter mais do que uma utilização e, se o deitar fora, lembre-se de lhe pedir que utilize o recipiente para as tigelas.
  • Lacticínios e baldes de plástico. São ideais para aquele batido saboroso que se quer preparar para o Verão, bem como para batidos caseiros saudáveis em qualquer outra altura do ano.
  • Guardanapos ecológicos. Uma opção de limpeza amiga do ambiente.

Pensar num pequeno-almoço saudável para a escola e na forma correcta de o guardar é algo de que irá gostar a longo prazo: irá proporcionar-lhe a ingestão nutricional de que necessita e promover hábitos saudáveis dentro dele.

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